A todo instante, o mercado de trabalho demanda profissionais cada vez mais capacitados, especialmente em áreas como arquitetura e urbanismo, onde a complexidade dos projetos é alta e os riscos podem ser significativos. Nesse contexto, muito se fala sobre competências e habilidades (ou, no jargão popularizado pelo inglês, soft skills e hard skills). Porém, nem sempre há clareza sobre o que esses termos realmente significam e como eles impactam a prática profissional e como a formação em gestão de projetos para arquitetos e urbanistas impactam em suas carreiras.
Competências e Habilidades: Entendendo o Conceito
As competências são modalidades estruturais da inteligência que se traduzem em ações e operações utilizadas para estabelecer relações entre objetos, situações, fenômenos, pessoas. Em termos mais diretos, manifestam-se na capacidade de mobilizar e utilizar conhecimentos, qualidades e habilidades diante de situações do exercício profissional.
Na arquitetura e urbanismo as competências podem ser exemplificadas pela capacidade de um arquiteto de analisar um terreno, entender o programa de necessidades do cliente e, ao mesmo tempo, prever impactos sociais e ambientais. Essa competência envolve a integração de múltiplos saberes (urbanismo, design, legislação, sustentabilidade etc.) e a tomada de decisão estratégica.
As habilidades decorrem das competências e são “atributos de desempenho que se traduzem no saber fazer”. Ou seja, são desenvolvidas por meio de ações e operações práticas que, ao se aperfeiçoarem, reorganizam e fortalecem as competências.
O saber elaborar um cronograma detalhado de obra, desenhar e representar projetos em BIM, ou mesmo conduzir uma negociação com fornecedores. Tudo isso são habilidades específicas que podem ser aprimoradas continuamente, é um exemplo que traduz o conceito das habilidades na arquitetura e urbanismo.
A Importância da Formação em Gestão de Projetos
Dentro desse contexto, a formação em gestão de projetos dos arquitetos e urbanistas torna-se fundamental para o sucesso dos empreendimentos em arquitetura e urbanismo. Gerir projetos não é apenas cumprir prazos e orçamentos, mas integrar equipes, prever riscos e alinhar expectativas de clientes e stakeholders. Segundo um estudo da PricewaterhouseCoopers (PwC) – Global Project Management Survey, 97% das organizações consideram o gerenciamento de projetos essencial para o desempenho empresarial. Além disso, o relatório CHAOS do Standish Group mostra que projetos liderados por profissionais com treinamento formal têm até 28% mais chances de sucesso.
Para arquitetos e urbanistas, esses números indicam que o profissional responsável pela gestão de um projeto deve possuir competências e habilidades que vão além do desenho ou da estética. Abaixo, alguns pontos-chave:
- Visão Estratégica
- Compreender todas as etapas do projeto de forma integrada, desde a concepção do conceito arquitetônico até o controle de custos.
- Essa visão ampla traz segurança às decisões e evita que problemas em uma fase afetem drasticamente as demais.
- Redução de Riscos
- Aplicar metodologias adequadas de gestão de projetos ajuda a prever possíveis obstáculos, reduzindo retrabalho e economizando recursos.
- No caso de obras, isso pode significar evitar atrasos causados por falta de materiais ou erros de especificação.
- Competitividade
- Em um mercado cada vez mais competitivo, quem entrega resultados consistentes e bem planejados se destaca.
- A capacidade de gerir bem o tempo, o orçamento e a qualidade aumenta a confiança dos clientes e melhora a reputação do profissional ou do escritório.
Por que isso importa para Arquitetos e Urbanistas?
Em projetos de arquitetura e urbanismo, a complexidade é alta: há a necessidade de lidar com leis municipais, estaduais e federais, requisitos de acessibilidade, sustentabilidade, demandas dos clientes, além de fatores ambientais e sociais. Quando um profissional domina técnicas de gestão de projetos, ele:
- Consegue estruturar cronogramas realistas que integram todas as fases de projeto e obra, reduzindo atrasos.
- Monitora e controla custos de forma mais eficaz, assegurando a viabilidade financeira do projeto.
- Mantém uma comunicação clara com a equipe multidisciplinar (engenheiros, designers de interiores, consultores especializados etc.).
- Integra metodologias inovadoras, como BIM e outras ferramentas digitais, potencializando a entrega de valor ao cliente.
Considerações finais
A formação em gestão de projetos para arquitetos e urbanistas não é apenas um diferencial; tornou-se uma necessidade para arquitetos e urbanistas que desejam conduzir empreendimentos bem-sucedidos e se manter competitivos em um mercado em constante evolução. O domínio de competências (capacidade de integrar diferentes conhecimentos) e habilidades (saber fazer efetivo) na gestão de projetos resulta em:
- Entrega de valor: Projetos concluídos dentro do prazo, do orçamento e com qualidade.
- Menos riscos: Antecipação de problemas e soluções mais eficientes.
- Maior reputação: Clientes satisfeitos são mais propensos a indicar e a confiar em novos projetos.
Em um setor onde cada detalhe importa, dedicar-se à formação em gestão de projetos é um passo essencial para garantir que a criatividade arquitetônica seja sustentada por processos sólidos, contribuindo para a longevidade e o sucesso dos empreendimentos. Afinal, o futuro da arquitetura e do urbanismo passa não só pela beleza das formas, mas também pela eficiência e sustentabilidade de suas práticas.
Referências:
PRICEWATERHOUSECOOPERS (PwC). Global Project Management Survey. 2012. Disponível em: https://www.pwc.com/gx/en/search.html?searchfield=Global+Project+Management+Survey&pwcSiteSection=&pwcLang=en&pwcGeo=gxSTANDISH GROUP. CHAOS Report 2020. Massachusetts: The Standish Group, 2020. Disponível em: https://www.standishgroup.com.
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Autor
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Certificada PMI® PMP® em gestão de projetos, consultora em gestão de projetos para implementação de processos para maior produtividade e engajamento da equipe, possui larga experiência na elaboração e execução de projetos residenciais, comerciais e institucionais, atua no mercado de trabalho desde 2001 e como docente no ensino superior há mais de 10 anos. Doutora (2019) e Mestre (2014) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade São Judas (2000) e especialista em Criação Visual e Multimídia pela mesma universidade (2003).
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