Muitas pessoas tomam como projeto uma série de processos ou atividades que não atendem as especificações de um projeto, o projeto é definido como um esforço temporário – possui início e fim definidos; empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Também pode ser progressivo onde os “entregáveis” são detalhados ao longo do projeto.
A replicação pura e simples não é um projeto, projeto é único.
Mas aqui quero trazer uma outra reflexão: como sabemos que um projeto é de sucesso?
Dentro de uma abordagem tradicional da literatura, um projeto de sucesso é aquele que: entrega o que prometeu (atendeu totalmente o escopo), entrega no prazo (respeitou o cronograma previsto) e no valor orçado (não houve custos não previstos ou mesmo decorrentes de atrasos ou especificações equivocadas). Esse conceito é comumente representado pelo Triângulo de Ferro como mostra a figura a seguir:
Porém, os fatores apresentados no triângulo de ferro não são únicos, o PMBOK® por sua vez coloca que as partes interessadas do projeto podem ter ideias diferentes sobre o que considera uma conclusão bem-sucedida de um projeto e quais são os fatores de maior relevância.
As partes interessadas e o gerente devem responder as seguintes perguntas:
- O que se considera sucesso no projeto?
- Como será medido o sucesso do projeto?
- Quais são os fatores que podem afetar o sucesso do projeto?
Todas as respostas devem ser devidamente documentadas e acordadas entre as principais partes interessadas e o gerente de projetos, que deve trabalhar para atendimento efetivo de todas essas métricas.
Observa-se que o sucesso de um projeto está diretamente relacionado ao gerenciamento efetivo do mesmo, ressalta-se a relação direta entre sucesso e qualidade dos serviços ou produtos gerados pelo projeto.
A boa qualidade de um projeto apresenta os seguintes impactos:
- Aumento da produtividade;
- Efetividade dos custos;
- Diminuição de riscos.
Enquanto a má qualidade de um projeto pode gerar:
- Aumento dos custos;
- Moral baixa;
- Baixa satisfação do cliente;
- Aumento dos riscos;
- Retrabalho;
- Atraso no cronograma.
Lembrem-se:
Um projeto mal gerido pode ocasionar: perda de prazo, estouro de orçamento, má qualidade, retrabalho etc., podendo chegar até a perda da reputação da sua empresa ou da sua profissional.
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Certificada PMI® PMP® em gestão de projetos, consultora em gestão de projetos para implementação de processos para maior produtividade e engajamento da equipe, possui larga experiência na elaboração e execução de projetos residenciais, comerciais e institucionais, atua no mercado de trabalho desde 2001 e como docente no ensino superior há mais de 10 anos. Doutora (2019) e Mestre (2014) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade São Judas (2000) e especialista em Criação Visual e Multimídia pela mesma universidade (2003).
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